sábado, 17 de maio de 2014

RESPOSTAS DO DUDA REPÓRTER, A UM JORNALISTA ESPANHOL, SOBRE A CIDADE ESTRUTURAL- DF


Se não me engano, você é o marido da querida Begonha a qual uma Senhora simpaticíssima.
Lembro que parece de vocês terem me convidado para sair com vocês a hora que eu quisesse.
Infelizmente perdi o contato de vocês, além do mais que houve um contra tempo comigo e perdi não somente o contato de vocês, mas do Gazalo e de outros também.
É uma pena que as coisas não dão certo do jeito que pensamos.... Mas a vida é isto. Quando as coisas tem que darem certas, Deus permite.
Sinto que este é momento o certo de começarmo um novo tempo.
Não sei qual é seu objetivo através destas perguntas que terei de lhe responder, além do que já me falou.
Mas não estou preocupado com esta questão.
Quero dizer que é uma honra poder ajudá-lo neste seu trabalho.
Se você lembrou de mim é isto que interessa. Afinal, se existimos no mundo é para servimos uns aos outros.
Ainda acrescento que Estou à sua inteira disposição, no que precisar em se tratando de obter mais informações da nossa Cidade Estrutural-DF.

(1) Onde e quando você nasceu ?
Minha identidade é Adoaldo Dias Alencar e sou nascido no Estado do Maranhão do Município de Governador Archer em 17 de Agosto de 1963.
Vim para o Distrito Federal em Abril de 1981 e trabalho no serviço de saúde pública desde 1983.
Me casei em Outubro de 1985 e me divorciei em 1989.
Em 1993 me juntei com a atual mãe dos meus filhos Hudson Adonai Sousa Alencar e Naira Sousa Alencar. Hoje tem 14 anos que sou separado da mesma, ou seja, ãe dos meus filhos e atualmente me encontro solteiro.
Em 2010 assistindo uma aula de Estúdio de Público, no IV Fórum de Museus do Brasil em Brasília Distrito Federal, tive a ideia criar o Duda de Frente com a Comunidade, o Repórter da Cidade Estrutural-DF.
A ideia da criação deste repórter era fazer a diferença, já que não me destaquei conforme queria no mundo da política. Mesmo tendo atuado em diversos movimentos sociais na cidade onde vivo a quase vinte anos, isto não foi possível. Daí a ideia do Repórter na cidade.

(2) Quando e por que você foi a morar para a Cidade Estrutural?

Em Maio de 1995, na condição de ocupante irregular de área pública, onde hoje é a Cidade do Automóvel.
Minha vinda para a Estrutural-DF, se deu porque eu não tinha residência fixa. Não sei se fiz a coisa certa; mas o meu objetivo era me livrar do maldito aluguel, já que esta é uma questão que coloca qualquer cidadão, em uma das piores situações; situações estas, tais quais impõem qualquer cidadão brasileiro a uma péssima qualidade de vida, principalmente a classe dos mais pobres brasileiros.
Vim para a Estrutural-DF, na esperança de que a partir daquele momento tudo melhoraria para mim e para minha família.
Mmudei com minha esposa Valdirene da Silva Sousa e o Hudson Adonai Sousa Alencar, o qual tinha apenas 9 meses de vida.
Foi muito difícil para nós ficarmos no meio do cerrado por mais de um ano e meio, sem nenhum amparo por parte do governo da época, onde hoje é a Cidade do Automóvel.
Nossa maior dificuldade era justamente permanercermos na área, já que o governo da época não queria que ficássemos lá e foi isto que ele fez; nos mudou para a parte baixa da Estrutural-DF, onde estamos até hoje.

(3) Como é a vida diária na Cidade Estrutural ?

Apesar de ser uma cidade que muita gente diz ser violenta, o que vejo na Cidade Estrutural-DF, é uma desorganização no que diz respeito à Gestão Pública e o descaso dos governantes e políticos em geral, com a qualidade de vida da comunidade.
No mais a Estrurtural-DF é uma cidade como outra qualquer, em se tratando de conflitos e desavenças rotinieras normais do dia a dia das pessoas.
Mesmo sabendo que o nosso país é um revelia não só na questão política, o que mais me preocupa na Cidade Estrutural é a questão das invasões das residênicas que estão desde ano atrás.
Como tenho dito, infelizmente a falta de atenção por parte do Estado é quem mais prejudica à comunidade; já que o mesmo não se limita em proporcionar uma uma péssima qualidade de vida à sociedade e com isto contraria totalmente à Constituição Brasileira. Ou seja, o Estado não cumpre com os deveres e nem tão pouco se atenta para obedecer os princípios constitucionais e com este ato deixa as pessoas descompensadas, naquilo que lhe é de direito.

(4) As coisas mudaram lá ao longo dos anos ?

Sim. Inclusive as pessoas mais antigas, tiveram que mudar, por pura pressão do governo da época, com a história de que não podíamos ficar, porque a área onde estávomos era área de RISCO e de PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.
Com está ideia o governo fez com que as pessoas se amedrontassem de tal forma, que resultou na saída da grande maioria das pessoas mais antigas e enquanto isto foram chegando novas pessoas, as quais não souberam e nem provaram o gosto do sofrimento; e muito saber o que é fazer uma cidade acontecer do nada, tipo nós fizemos.
Estas pessoas que não tiverem a felicidade ou infelicidade de passar o que passamos, não estão erradas. Afinal, foram estas pessoas que chegaram mais recentes, que ajudaram a pequena parte das antigas que tiveram a honra de persistirem, resistirem e insistirem, para residirem no lugar onde estão hoje; já que foram estas mesmas que a ajudaram na criação da cidade. Uma vez saber que a ideia do governo era justamente não deixar se quer uma pessoa habitar a cidade que é hoje, pois  o interesse dele era extinguir de uma vez por todas, nós que ali habitávamos e mais: ninguém sabia que o governo da época havia vendido toda a área para os empresários e enquanto isto acontecia dizia para os pobres ocupantes da área, que aquela área era de RISCO e de PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.
Nunca acreditei nisto. Tudo balela. Pra mim, tudo foi, é e sempre será apenas um pretexto para não deixar as pessoas morarem em uma área, segundo os chiques é uma área nobre.
20 anos se passaram e ainda continua à mesma lenga. Os governantes querendo enganar a comunidade, principalmente em época de eleição.

( 5) Que é Brasilia e o plano piloto para um morador da Cidade estrutural?

Segundo os Presidentes da República do Brasil, Brasília é a Capital da Esperança de tdos os Brasileiros e conforme a UNESCO, ela a Capital de Patrimônio Cultural da Humanidade.
Com certeza eles estão certíssimos, quando dizem que Brasília é Capital da Esperança. Até porque, a maioria das pessoas vem para Brasília, na esperança de ter uma vida melhor. Infelizmente quando chagam, muitas se decepcionam em razão de elas vir iludidas pelo que vêem na televisão.
É Patrimônio Cultural da Humanidade, em virtude de ser uma cidade com muitos monumento arquitetônicos e Esculturais, que por sinal são incomparáveis aos de outras capitais brasileiras.
Não sei se sou a pessoa certa para falar desta maneira, em rezão de não conhecer outras capitais pessoalmente e sim apenas pela televisão.
O que os Presidentes e a UNESCO não falam e nem falaram tal vez por não saber que Brasília é uma cidade mãe; a qual recebe as comunidade de todo país, Distrito Federal inteiro e ainda grande parte do Entorno.
Comunidades estas, que apenas dormem nas cidades vizinhas onde moram, já que não são mais que cidades dormitórias. Ou seja é onde as pessoas apenas dormem, já que parte da população do Distrito Federal e Entorno passa o dia trabalhando ou resolvendo os problemas delas em Brasília e a noite retornam para os lugares de orgiem onde dormem com as famílias delas.
Os Presidentes da República e UNESCO também esqueceram de falar que Brasília em si é apenas o Plano Piloto composto pelos bairros Asas Sul e Norte, Lago Sul e Norte e mais alguns bairro quem compõem a Capital Federal da Elite Brasileira. Brasília também é uma cidade com uma população de aproximadamente 200 a 300 mil habitantes, onde a maioria desta população é composta de Servidores Públicos.

( 6) Brasil projeta-se como uma potência econômica , chegou a Cidade Estrutural algo de essa prosperidade?

O Brasil é um país, o qual de grande potencial em todos os aspectos. Inclusive em dimensão extensiva chegando a mais de 11 milhẽos de Km quadrados.
O que deixa a desejar na evolução do mesmo é a questão da corrupção. Um ato irresponsável e criminoso que é muito praticado pelos governantes.
Um absurdo! Porque isto faz com que parte da sociedade pague um preço altíssimo para arcar com os roubos que eles intitulam de desvios de recursos públicos.
São justamente estes roubos que eles chamam de desvio, que impõem a capacide de crescimento do país e ao mesmo tempo causa um grande atraso nas vidas das pessoas que compõem Estado Brasileiro, inclusive dàs pessoas mais pobres.
O maior erro dos governantes contra a sociedade brasileira é o ato da corrupção. porque enquanto isto acontece o restante da população fica cada vez mais pobre, em razão de ela não ter os recursos financeiros que deveriam ser aplicados nas prioridades, no que diz respeito aos benefícios tipos: Educação, Habitação, Saúde Pública, Segurança Pública, Transporte Público e principalmente Saneamento, que seria o mínimo que Estado deveria prestar à população mais pobres e nem isto faz. Daí mais um motivo de parte da sociedade brasileira viver no submundo da miséria absoluta, como é o caso da nossa Cidade Estrutural. Uma cidade, se não fosse o Lixão, parte da comunidade não teria como sobreviver, em decorrência da carência financeira ser muito grande.
O que é mais injusto e não dar para entender é saber que a miséria que assola aproximadamente 60% da população do Estado do Maranhão, também instiga a má qualidade de vida de parte da comunidade Estrutural-DF, obrigando-a a beber água de poço ou cisterna, como é conhecido no Nordeste Brasileiro e ainda mendigar benefícios assistencialistas de governos descompromissados com a qualidade de vida de quem os mantem no poder, para fazer da mesma, apenas massa de manobra e escravas de um sistema covarde e perverso, tal qual é o sistema corruptível brasileiro.
Esta aberração de irresponsabilidade política, se dar apenas há 15 Km do Palácio do Planalto. Um percurso de vinte a vinte e cinco minutos de viagem de ônibus coletivo.
Acredito que se não fosse esta tão famosa e conhecida corrupção braileira, certamente nosso país teria um grau de potência bem elevado, inclusive no que se refere à qualidade das pessoas mais pobres e não precisaria de elas estarem sobejando esmolas intituladas de benefícios para pessoas carentes.
Porque tamanho em extensão o país tem, matéria prima também. O que falta mesmo em nosso país são políticas públicas de qualidade, com a verdadeira responsabilidade, as quais dignifequem a socidade sem distinção, já que a Constituiçõa garante estes direito a todos os cidãos cidadãs.
É graças a Deus, que além do Lixão, existem os empresários da Cidade do Automóvel e do Pró-DF! Porque se não isto, nossa cidade ainda seria uma das mais pobres do Distrito Federal, ou mesmo do país.
Graças a Deus a estes itens citados, que a prosperidade chegou em nossa cidade. Mesmo sabendo que esta prosperidade, não avançou conforme desejamos, que parte dos nos jovens e criânças não tem a devida vida digna que merecem. Mesmo tendo uma educação de péssima quailidade, onde a maioria dos jovens e adolecentes não estão estudando, em razão da falta de estimulo, já que ensino é fercido a estes jovens e adolecentes em troca benefício assistencialistas.
Por outro lado esta mesma classe vive, no mundo do desemprego, da criminalidade e sofreno todo e qualquer tipo de afronta, no que diz respeitos à falta de atenção por parte do estado. Jovens estes, que não sabem o que é lazer, cultura e principalmente qualidade, conforme lhes garante os princípios constitucionais.
Apesar de tudo, a estrutural é hoje uma das cidades periféricas bem avançada sobre a questão do comércio. Tem um capital de giro bem evoluído, chegando a uns dois milhões mês, se não foge da minha mente.
Caro José, não sei se minhas respostas atenderão suas expectativas e nem se alcançarão os seus objetivos, em relação ao que tenho a lhe oferecer sobre o seu trabalho, já que não sei do que se trata.
Estou lhe falando todas estas coisas, porque não tenho formação escolar alguma, além do 5º ano do Ensino Fundamental Brasileiro.
Não manjo nada das concordâncias verbais e muito menos das pontuações.
Se não atendi as suas expectativas, o que me resta é pedir desculpas. 

O mais quero lhe dizer que será sempre uma honra comunicar-me com vocês espanhóis, apesar de estarem morando no Brasil.
Desde já agradeço pelo carinho que me prestou ao lembrar-se mim.
Palavras do dudarerporter@gmail.com sobre o que é a Cidade Estrutural-DF

Leave a Reply